segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Gramophone: "audiovisual aqui na terrinha precisa ser mais utilizado"

Conheço a Gramophone desde um feliz cartaz espalhado pela Universidade Federal do Piauí que anunciava uma calourada de Biologia, nos tempos perdidos de 2004. Lembro que, dias depois, perguntei a um amigo como tinha sido o show. "Alguns covers de Strokes, Franz Ferdinand, e umas duas músicas próprias".

Dentro da canseira dos mesmos shows de sempre, das mesmas bandas de sempre, parecia ser um belo atrativo aquela banda que nascia com músicas próprias e covers de bandas novas. Sons novos pareciam chegar à Teresina.

Um bom tempo se passou até que novamente eu voltasse a ouvir falar da tal Gramophone, que agora já era uma banda de músicas próprias encaminhadas, shows pequenos e médios pela cidade e uma pequena legião de fãs atraídos, principalmente, pelos covers ofertados ao longo dos shows. Mas as músicas próprias já estavam ali, colocando a cara de fora do repertório, pedindo espaço.

Com essas e outras músicas próprias, lançaram, em 2006, uma demo com sete músicas. Com elas, conseguiram espaço na mídia, em festivais e em grandes shows.

Daí que dessa demo [e por outros diversos bons caminhos], os rapazes receberam uma proposta da Associação de Documentarista - PI para fazer um clipe para a música Bota Fé, uma das composições mais antigas do grupo. "Em julho desse ano, segunda-feira pela manhã, acordei com um telefonema de madrugada, coisa de 09h. Do outro lado da linha: 'quer gravar um clipe?'. Depois de longos décimos de segundo: 'Assino onde?'. Duas semanas depois estávamos nós, a 22 andares, com câmeras e obturadores captando a luz de Teresina com a gente em primeiro plano."



confira aqui o clipe de Bota Fé


O nós referido é composto por Márcio Pessoa [guitarras], Rigoberto Lima [voz/guitarras], Sergio Moreira [baixo] e Diego Alencar [bateria/voz]. Rigoberto, que assume também o comando da entrevista, segue explicando. "O Dalson Carvalho [diretor da ABD/PI] sacou bem o espírito da banda. Nada de caricatura, estorinha boba pra gente interpretar... A gente filmou naquilo que a gente se propôe a fazer: tocar. a gente não sabe atuar".




No clipe, além dos meninos da Gramo, a atriz Talita do Monte, escolhida pelo diretor do clipe Dalson Carvalho e que participou recentemente do curta "partida", realizado por concludentes do curso intensivo de cinema da ABD-PI.

De acordo com o vocalista, a preocupação com o audiovisual tem que ser mais forte entre os artistas teresinenses. "Audiovisual aqui na terrinha precisa ser mais utilizado. As bandas se preocupam em tocar, tocar, tocar e só tocar, falam em profissionalização a cada três linhas de entrevista, mas não buscam meios pra isso. Deus me livre parecer um burocrata cristão que grita 'deus me livre', mas a gente vende música. Então que seja num pacote padrão overseas".




O próximo passo da banda é divulgar o clipe e continuar fazendo shows. "A gente envia pra MTV essa semana, e canais de todos os lugares que a gente pôde achar também."

A banda já compôs material para uma nova demo, a ser lançada no início de 2008.


UPDATE

O CalonaOrelha cataloga aqui os clipes de bandas e artistas piauienses disponíveis no YouTube. Há ainda clipes como o da banda Madame Baterflai, que não se encontra disponível no site de compartilhamento de vídeos, mas que já teve exibição nas TVs teresinenses.

Alguns dos clipes linkados abaixo já venceram concursos de vídeo e edição em nível estadual e nacional.

Káfila - Folia
Q.i69 - Dia 26
Narguilé Hidromecânico - Maquetes Loucas
Narguilé Hidromecânico - Jumento Bom [Melhor vídeo Piauiense no X Festival de Vídeo de Teresina - 2002]
Conjunto Roque Moreira - Lee Van Cleef
Escalla Richter - Amor HC
Lado2Estereo - Le Singe Punk
Lado2Estereo - Liberation
Lado2Estereo - Samba Bloody Samba [Vencedor do Prêmio de Melhor clipe de toda categoria Eletrônica do Gradiente+Trama Clip Mobile]
Lado2Estereo - Sambaque Torto
Teófilo Lima - Jararacas
Obtus - Sangue no Olho [Prêmio de Melhor Vídeo Experimental e Melhor Vídeo no X Festival de Vídeo de Teresina - 2003]

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

valeu cara... sempre matérias boas!
abraço

8 de outubro de 2007 às 10:51  
Blogger Alícia Melo disse...

É muito amor no coração da pessoa. =~)

8 de outubro de 2007 às 15:57  
Anonymous Anônimo disse...

gramophone, é uma queridinha minha.
Bom saber que eles tão crescendo e trilhando seu caminho....tomara que consigam ter seu trabalho reconhecido.
e o clipe ficou bacana,ainda não tinha visto.
=]

8 de outubro de 2007 às 17:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial