quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tô atrasado...tô atrasado!
Por Jader Pires




Estou acelerado, minha agitação tem motivo e esse motivo tem nome: Jack White.

Não há modos de acompanhar a carreira do meninão de Detroit sem levar consigo uma boa dose de empolgação e disposição, uma vez que ele me faz o seguinte: Lança o álbum Get Behind Me Satan do White Stripes em 2005, surpreende com um projeto novo em 2006 e põe pra rodar o primeiro álbum intitulado Broken Boy Soldiers e em 2007 lança outro álbum da dupla vermelho-preto-e-branco Icky Thump que é considerado um dos melhores álbuns do ano passado aqui no Calo na Orelha.

Como se não bastasse para o fôlego dele, ainda no primeiro trimestre desse ano, sem mais nem menos, o Raconteurs anuncia o lançamento do segundo álbum que recebeu o nome de Consoler Of The Lonely. O intrigante anúncio foi feito à imprensa apenas uma semana antes, sem um dia a mais ou a menos.





Apesar de ainda ser chamada de "banda paralela do cara do White Stripes", o Raconteurs possui um núcleo criativo que se divide em duas metades: Uma delas fica realmente com Jack White, que tem uma bagagem vasta e muito interessante de Blues e Rock'n Roll, além de ser detentor de um afinadíssimo bom gosto ao medir o velho e no novo em riffs que não agridem e não enchem os bagos com o tempo. A outra metade fica a cabo de Brendan Benson que possui uma carreira bem estruturada com ambientações roqueiras e de folk.

O novo álbum que chegou no último dia 25 tem 14 faixas e uma capa em preto e branco bem ao estilo vintage da banda. A sonoridade também é marcada pelo estilo do álbum anterior, quando o rock setentista foi resgatado em alto grau.

A diferença que encontramos em Consoler Of The Lonely é que o resgate foi feito, mas acrescido de um certo frescor nos arranjos que contam com metais e harmonias que fogem um pouco daquele classic rock.

A música de abertura é homônima ao álbum e tem uma pegada muito boa de riffs e bateria. A guitarra inicial lembra um pouco o White Stripes, mas Jack White canta uma melodia diferente da sua outra banda, e é acompanhado por uma segunda voz bem sutil. O ponto mais legal dessa canção é a alternância muito boa de levada dançante e tensa, tensa e dançante e os agudos quase desafinados no refrão.





Salute Your Solution é talvez a música que mais de aproxima do álbum anterior, cheia de energia e cantada de um jeito frenético. O clipe disponível no youtube é vertiginoso, mostrando bem a pegada da banda em fotos seqüenciais em PB.

As próximas faixas You Don't Understand Me, Old Enough e The Swhich and the Spur fazem cair um pouco a adrenalina, mas sem perder a qualidade (a última citada tem metais bem interessantes).

Hold Up já volta a dar mais pressão com batera acelerada, guitarras destorcidas e berros de ambos os vocalistas. Many Shades Of Black é a música mais intrigante. Uma balada pra abalar qualquer baile. Metais lastimando uma briga inevitável e Brendan Benson cantando uma harmonia que até então parecia impossível de se conceber para a banda e encaixada na letra longa que sugere um desabafo de quem não agüenta mais tamanha tensão num relacionamento. Uma canção chorosa, linda, digna e muito curiosa.

Five on the Five reaquece o motor do álbum que sobe e desce sem chegar a encher o saco. Rock febril, folk animado, baladas interessantes com pitadas de blues como a rapidinha Pull The Blanket no piano.







É um álbum bom de cabo a rabo, mas que não chega a suprir as boas sensações de seu antecessor. Um álbum que foi mantido em segredo e lançado com a mesma pressa que Jack White tem pela música, pela boa música. Um álbum de uma banda que não tem muita pressa pelo futuro, mas que parece não estar mais tão apegada ao passado.



Corra, pule e dance com o Raconteus Aqui!

3 Comentários:

Blogger J. disse...

faltou dizer que o brendan é o robert plant tocando a guitarra do jimmy page...

2 de abril de 2008 às 21:59  
Anonymous Anônimo disse...

eu to esperando este disco desde o lançamento do primeiro...hahaha!!! e é uma boa encontrá-lo bem resenhado por aqui... mas o que eu mais gostei foi essa última sacada aqui mesmo nos comentários... se o jack white ler isso vai ficar de cabelo em pé e com uma inveja!!!

3 de abril de 2008 às 14:24  
Blogger Jader Pires disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

9 de abril de 2008 às 22:59  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial