quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Da difícil arte de viver na cidade

De todas as bandas que apareceram depois do ano 2000, a única que tem meu respeito incondicional e admiração deslavada é o The Strokes. Chegava a ser complicado pensar nos discos do grupo de maneira crítica, embora me recorde que quando saiu o “First Impressions of Earth” me toquei que estava a salvo da falta de criticidade.

Achei o disco o pior do grupo, mais frágil e com menos potencial hit maker que os anteriores. Achei inclusive que a perfeição do primeiro disco, o “Is This It” estaria para sempre num limbo, sozinha e isolada. Depois o disco cresceu e amadureceu no meu ouvido, e foi simples perceber que assim como o “Be Here Now”, do Oasis, é um disco de transição, o “First...” representa uma experimentação com novas propostas dentro do Strokes.




E isso fica ainda mais claro quando escutamos o disco “Yours to Keep”, solo de Albert Hammond, Jr., guitarrista do Strokes. Ele prega uma peça em todo mundo, por duas razões maravilhosas. Vamos a elas:

1 – Ele praticamente não retoma a estética “Is This It”, mostrando independência no processo criativo;
2 – O disco não segue o novo padrão Strokes ainda não definido do “First...”.

Essas duas razões são suficientes para “justificar” o respiro criativo de Hammond, Jr. mesmo dentro de uma banda. Os boatos de que o disco solo do guitarrista seria um sinal de abandono grupo perdem força com a qualidade do material. O cara tem bala na agulha suficiente para cobrir carreira solo e banda que já planeja o quarto disco.

Mas bom mesmo é superar toda e qualquer interpretação e argumentação e se deparar com a feliz realidade de que o disco solo de Hammond, Jr. é absurdamente inspirado. Não é absurdo hypado, não é empolgação injustificada. Junto com Josh Lattanzi no baixo e Matt Romano na bateria, Albert Hammond, Jr. bate um bolão como compositor e vocalista .




As 10 músicas do disco apresentam climas e ambientações diferentes. Umas felizes, com vozes tristonhas, outras com escalas menores na melodia [levando ao sentimento de “tristeza”] e letras dispostas... Texturas das mais diversas, teclados, pianos, harmônicas, guitarras...

Mesmo sendo um fumante inveterado, Albert canta divinamente. Aliás, a voz do guitarrista é de um agudo agradável e que amplia a carga emotiva das canções. A banda é competente, baixo e bateria não inovam, mas passam longe de decepcionar. Junto disso, temos Julian Casablancas e Sean Lennon participando como instrumentistas do disco. Um apoio peculiar [no caso de Julian] e tarimbado [no caso de Sean].

Tanta empolgação é pertinente, já que o trabalho é vistoso, jovial e empolgante. Não há por que resistir a “Yours to Keep” por manha, birra ou coisa parecida. Escute e se encante. Ou não se encante. Só não deixe de escutar essas boas músicas.




E longe de perder o fôlego, Albert Hammond, Jr. já prepara um segundo disco solo, que deve sair em meados de 2008. Se seguir a proposta e tiver o encanto natural deste, já vai nascer clássico.

Parafraseando o moço, “se você não estiver procurando por um quarto disco do Strokes, esse vai ser um álbum para se apaixonar”. Concordo plenamente.




esse disco está disponível aqui!

6 Comentários:

Blogger Páua disse...

Eu nem sei quanto tempo faz que curto strokes. Acho um pouco bom.
xD

7 de fevereiro de 2008 às 00:13  
Blogger Gabriel Ruiz disse...

E aí Pedro? Como vão as coisas?

Comentei com vc sobre o Strokes, quando ouvi o disco do Lobão (indicado aqui por vc tbm) e, em seguida, o primeiro do Strokes. Bom, vc lembra o que eu disse não?

é, eu acho essa banda meio chata. Mas, vai saber, às vezes o chato sou eu.
um abraço

8 de fevereiro de 2008 às 19:27  
Blogger DarioMesquita disse...

rapaz, strokes eh uma daquelas bandas que as vezes nao damos nada. mas, olhando com mais cuidado, a gnt ver o quao os caras sao uns filhos da puta, e pq eles sao importantes no cenario.

e das bandas daquele-tempo, tb considero Interpol [especialmente depois do ultimo cd]

15 de fevereiro de 2008 às 12:48  
Blogger Páua disse...

Pedro, que banda boua, (the charlatans), não conhecia, conheci aqui. haha xD

15 de fevereiro de 2008 às 14:08  
Blogger Giul Martins disse...

Ae pode linkar sim!!! estamos aí para criar novos elos de informação!!
saudações sonoras!!!

18 de fevereiro de 2008 às 08:41  
Blogger Márcia Campos disse...

Oe.
Demorei, mas finalmente pude ouvir o disco do moço (Albie). Muito bão!
De se apaixonar mesmo, uma gracinha.

Beijos.

25 de fevereiro de 2008 às 16:10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial