quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

As mulheres que amei em 2007.
Por Jader Pires
Mil novecentos e 2007 foi um ano recheado de mulheres malucas na minha vida. Várias situações atípicas, intrigantes, interessantes e bizarras marcaram os 365 dias que passaram e a música também ficou por conta de uma invasão feminina, com ótimas e péssimas lembranãas.


Tudo começou e terminou com a velha paixão minha pela família Shankar. Renovei votos com a delicada Norah Jones em fevereiro, quando ouvi seu recém-lançado trabalho, Not Too Late. Um álbum que mantém a qualidade das letras e cuidados nos arranjos já conhecidos dos álbuns anteriores (Come Away With Me e Feels Like Home). Os destaques vão para o relançamento do cd meses depois com capa nova e 4 faixas-bônus de vídeos e para as duas músicas que abrem o disco, Wish I Could que é deveras aconchegante e Sinkin' Soon, que nos leva por uma letra apocalíptica e um piano danadinho até o solo de trompete mais safado do ano.

Já a sua meio-irmã Anousha Shankar fez parceria com o produtor inglês-hindustani Karsh Kale e lançou em dezembro o álbum Breathing Under The Water, que faz bem a linha World Music. Viagens orientais, uma cítara afiadíssima, lounge hipnotizante e convidados de primeira grandeza (Norah Jones aparece na faixa Easy, o papai Havi Shankar humilha com sua cítara nas faixas Oceanic Part 1 e Oceanic Part 2 e Sting marca presença em Sea Dreamer). Definitivamente um álbum para se ter por perto nos melhores momentos de carinhos e afagos.

Quem colecionou corações (incluindo o meu) em 2007 foi a inglesa mirradinha Amy Winehouse. A menina do cabelo-de-bolo cantou, encantou e encurtou vidas com seu som que parece ter saído diretamente de algum estúdio da Motown. Com uma voz poderosa, metais precisos mesclados com batidas atuais e letras pra lá de confessionais, fez Rehab conquistar o mundo e abrir espaço para outros momentos brilhantes como as canções You Know I'm No Good, Me And Mr. Jones e Just Friends. Com tanto talento e tantos feitos, o álbum Back To Black se tornou obrigatório e não conseguiu ser ofuscado nem pelas milhares de milhões de polêmicas em que Amy esteve metida, de drogas à brigas e choramingos sem fim por conta da prisão do seu marido (até o fechamento desta matéria, Blake ainda estava preso, ainda era marido de Amy Winehouse e ambos estavam vivos). É, o amor tem dessas...


Já em terras tupiniquins, tivemos um ano com várias cantoras despontando, entre novas e velhas faces. A principal delas é a cantora Céu. Tudo bem que o álbum homônimo foi lançado em 2005, mas foi em 2007 que a paulistana dos cabelos encaracolados deu as caras com afinco no Brasil e lá fora (sucesso a conta-gotas) e se mostrou talentosa com um álbum que preza pela dualidade, aproximando o velho e o novo em canções consistentes. A pequena fez com que meus olhos, ouvidos e atenção se voltassem pra ela o ano todo, de uma forma ou de outra. Sem dúvida nasceu ali um amor platônico.

Após a grande frustração que pairou sobre as cabeças dos fãs de Los Hermanos após o tal recesso por tempo indeterminado, seus órfãos tiveram um lampejo de felicidade quando o cd Carnaval Só Ano Que Vem da trupe que forma a Orquestra Imperial chegou. Rodrigo Amarante é um dos integrantes do projeto que mais deu certo em 2007 no quesito "amigos que se reúnem despretensiosamente para fazer boa música". Mas as meninas que tomaram de assalto o meu coração foram as vocalistas Thalma de Freitas e Nina Becker. Gafieira e sensualidade que só vendo (e ouvindo).

Enfim, da voz encantadora da canadense Feist, que repetiu a dose de canções deliciosas no cd Reminder até as brincadeiras e estilos diversos de Regina Spektor com seu Begin To Hope. Da surpresa na reta final que Ana Cañas me proporcionou com seu álbum intitulado Amor E Caos, gravado de maneira bem despretensiosa e dando esperanças de um show bem interessante. Do tesão de ter por perto a pequenina Bjork e seu jogo de luz e panos e naipe de metais e instrumentos bizarros e show estrondoso ou da lânguida Juliette Lewis querendo ser Iggy Pop e me fazendo perder o juízo momentaneamente, entre pulos e sorrisos na última (e bem mal organizada) edição do TIM festival. Da tristeza de dar um tempo com a Maria Rita que cantou sem malandragem os sambas de Arlindo Cruz no seu ultimo álbum Samba Meu, e da paquera inicial com Fernanda Takai que mandou muito bem, tanto no delicioso Daqui Pro Futuro do Pato Fu, quanto em seu primeiro álbum solo Onde Brilhem Os Olhos Teus, com releituras de canções que Nara Leão consagrou em sua voz e interpretação. De todos esses amores, paixões, paqueras secretas, xavecos insólitos, desejos ardentes e raivas contidas, tiro a conclusão de que 2007 foi um ótimo ano pra novidades femininas.

E que 2008 venha cheio de calcinhas penduradas no box do chuveiro, álbuns inspirados, esmaltes espalhados pela casa, canções atraentes, perfumes no travesseiro, performances enigmáticas e marcas de batom nas golas de minhas camisas.

6 Comentários:

Blogger lineca disse...

a mulher de 2007 pra mim foi a amy winehouse. :)

23 de janeiro de 2008 às 11:32  
Anonymous Anônimo disse...

Arrasou, Jader.
Beijos.

23 de janeiro de 2008 às 12:30  
Blogger Natália Vaz disse...

Great, my dear.

Somos ponto de convergência em muitas das citadas. Mas Juliette (só por ser quem é) e a Takai (pelo marasmo de algumas canções) não ganharam meu (L). Ana realmente promete e Maria Rita tá ficando véia! =P

Brincadeiras à parte, muito bom seu texto.

Keep working!

;*

24 de janeiro de 2008 às 13:16  
Blogger Bruna disse...

Hmmm
Tinha esquecido que falava de música. Valeu pela Céu e Orquestra.
Mas talvez tenha faltado e sobrado coisa, isso na minha opinião, mas aí seriam as mulheres que eu amei, e não as suas né?

Beijo.

24 de janeiro de 2008 às 16:06  
Blogger Unknown disse...

Pois é... Com algumas rola um lance... com outras não rola nada. Algumas você tem certeza que é o que você estava procurando, mas depois de um tempo não era bem isso.
A conta-gotas, de gafieira, do céu, daqui, do futuro, com malandragem ou não, que 2008 seja repleto delas!
Abraço rapaz!

25 de janeiro de 2008 às 01:00  
Anonymous Anônimo disse...

uau! que post despretenciosamente delicioso, cativante e sensual.
Céu, orquestra e Amy! Sinto-me uma lesbian total em admiração e atração!
C'est ça.
´P.S.: Gostei daqui.

25 de janeiro de 2008 às 11:46  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial