quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Simulacro e a conquista do mundo

Deve ser alguma coisa que colocam na água. O cheiro de lá. O mar cheio de tubarões. A cidade perigosa... As minhas teorias são várias para o que acontece em Pernambuco [e deve acontecer em outros lugares também, estejamos atentos]. Cordel do Fogo Encantado, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Mombojó, Mula Manca e a Fabulosa Figura, China... tantos e tão variados nomes e estilos que não se sabe mesmo o que acontece. Apenas explode. E o novo disco de China, lançado no último dia 08 no Studio SP aqui em Sampa, mostra muito bem isso. A coisa toda explode, e é bom ficar na frente que é garantia de coisa toda boa.




Simulacro é o nome desse disco de China, sucessor de Um Só, de 2003, e que, uau, é uma delícia. Delícia do início ao fim.

Rock, bossa, jovem guarda, eletrônico, o disco de China é meio que tudo, dosando e mostrando misturas e concepções de músicas diversas. China e suas crias não transgridem limites [o disco não é absurdamente inovador ou revolucionário], mas mostram uma competência fora do comum em serem ótimos, como Canção que não Morre no Ar mostra bem, em som e imagem.

E isso no que diz respeito às melodias e harmonias. Quando prestamos atenção às letras, aí, meu amigo, o bicho pega. E pega pesado. Com boas frases, nervosas e calmas, doces e amargas, firmes e viajantes, China leva seu repertório de idéias para passear num campo que parece ser só seu. Existe um domínio na forma e na escrita que encanta. A proximidade com os rapazes do Mombojó [de quem China é amigo de longa data] faz com que se note uma semelhança incrível entre o lirismo dos dois. "A gente anda junto, compõe junto, toca junto... É natural que tenha algo deles no meu disco e algo meu no disco deles. Além do mais, o nome do disco é Simulacro, então, qualquer comparação com outro som é massa, mostra que atingi o que queria", defende o artista.




Essa defesa se estende não só à proposta do disco, mas ao disco como um todo, que China abraça como o seu trabalho mais livre. "Acredito que esse é o meu melhor trampo, pelo menos é o mais livre... Mais cheio de amigos participando".

Um Dia Lindo de Morrer, Jardim de Inverno, Câncer, Durmo Acordo são clássicos imediatos de 2007. Belas letras, com imagens e construções visuais, dosada euforia e ritmo bom de dormir ou dançar. Simulacro é um puta disco.



Canção que não Morre no Ar


BOM PAPO

Entrevistei China pelo msn tem um tempo. Confira as melhores partes desse papo.

Calo na Orelha
Você se enxerga nas suas letras, ou é um processo de composição livre de experiências suas?
China
São experiências minhas, de outras pessoas, de coisas que eu vejo, da novela, de tudo. Mas uma coisa mudou no processo de composição: na época do sheik eu escrevia em terceira pessoa, agora eu escrevo em primeira, mais confessional.
Calo na Orelha
E essa mudança foi natural, ou um esforço seu como artista?
China
Natural... Man, trabalho por prazer. Saí do Sheik [Sheik Tosado foi a banda que China manteve de 1997 a 2001 e que o catapultou para o mercado musical] porque não existia mais prazer... não forço um som, uma pessoa...sou isso.
Calo na Orelha
Não digo que seja um processo forçado, mas sim uma intenção sua, um exercício, um desejo que precisou ser lapidado...
China
Não, não... acho que fiquei um cara mais verdadeiro... [risos]
Calo na Orelha
Como você receberia uma crítica negativa ao teu disco?
China
Cara... Já passei por tanta coisa na vida, tantos altos e baixos na carreira, que, na boa, se nego num gostar, beleza. Não dá pra agradar todo mundo. Me agradando, agradando meus amigos e minha família, já tá bom... Criticar é fácil, difícil é fazer!!!
Calo na Orelha
China, o que você mais curtiu em fazer nesse disco? Não vale dizer que tudo, deve ter tido alguma coisa que você curtiu mais... [risos]
China
Na boa, ia dizer tudo... [risos] Curti gravar ele em casa, na casa dos amigos, gravar de qualquer jeito. Ser o técnico de gravação, gravar guitarra, teclado. Porra, a liberdade é uma coisa muito boa. Gostei de saber que em Recife dá pra fazer um disco com qualidade sonora, sem precisar ter que gravar em SP ou RJ, entende? Nunca tinha gravado um disco em Recife.
Calo na Orelha
China, do que você sente vergonha?
China
Porra, boa pergunta... Vou sentir muita vergonha se não conseguir dar um futuro bacana pros meus moleques.
Calo na Orelha
Você acha que tem alguma coisa na água de Recife mesmo ou a mídia dá uma puxadinha na brasa?
China
A mídia? A mídia só olhou pra gente depois que a cena mangue aconteceu, foram obrigados a falar de nós. Agora é diferente, Recife marcou com força a musica brasileira... Então eles têm que noticiar.
Calo na Orelha
China, e me diz, o que você quer alcançar com esse disco...?
China
O mundo!!! [risos]

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

é tudo culpa de china.
["sintonize o seu rádio...procure em alguma estação...coração,ai, coração..."]

14 de novembro de 2007 às 14:19  
Blogger Curiosa disse...

Blog de qualidade, rsrsrs, tão bom q add nos favoritos, depois me visita, bjus

14 de novembro de 2007 às 16:02  
Anonymous Anônimo disse...

Melhor que o Sheik Tosado e melhor que o Mombojó, pelo menos por enquanto, espero que ele não lance um disco tão fraco quanto o segundo do Mombojó nunca! Em show, China se mostra melhor ainda que no disco, e melhor ainda que o Mombojó ao vivo, quem pôde conferir os shows de ambos essas semanas percebeu fácil!

15 de novembro de 2007 às 14:11  
Blogger Curiosa disse...

Claro q continuam, vc nem imagina como fiquei feliz d ver teu recado. Sou formada em jornalismo também. :P bjs

15 de novembro de 2007 às 17:28  
Blogger Carlos Lustosa Filho disse...

Ducaralho, irmãozinho! Muito massa! Tô doido pra ouvir agora!

FAlou, meu velho!

15 de novembro de 2007 às 17:36  
Anonymous Anônimo disse...

uma graça esta entrevista.

18 de novembro de 2007 às 10:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial