quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Estilo? Eles criaram o estilo.




Se você é aquele cara que se acha estiloso, por qualquer motivo, está na hora e reavaliar seus conceitos.

É, diante desses três caras, você não tem a menor chance. Em 1991, no Brooklin, NY, três músicos, John Medeski, Billy Martin e Chris Wood, se juntaram para fazer um som inicialmente com uma formação de trios de jazz acústico (piano, bateria e baixo), resultando no album Notes From The Underground. Sua sonoridade jazz/soul/groove já explicitava a competência singular de cada um deles, porém ainda não o amadurecimento estético da grande maioria de seu trabalho.
Este amadurecimento apareceu no decorrer dos próximos álbuns e revelou um funk mais eletrônico com uma formação quase sempre de uma bateria, órgão e baixo elétrico. Abdicando da sonoridade completamente acústica, MMW apresenta um som altamente urbano, sujo, com mais influências de Hip Hop, porém sempre sustentado pelas raízes jazzísticas e do groove.

A busca , segundo eles mesmos, é uma batida de Hip Hop que contenha tanto swing quanto os ritmos de jazz, mas sempre mantendo a simplicidade, podendo assim, criar texturas hipnóticas, melodias e harmonias livremente, no instinto, no improviso.
Sabe aquelas trilhas sonoras supostamente estilosas que tocam bem na hora que o mocinho(a) está andando em câmera lenta? Titica.




É o seguinte, o som é pesado: mas não é um guitarrista cabeludo tocando milhões de notas ou aquele baterista com seu kit do tamanho da sua sala de estar.É uma batida simples e incessante, cheia de groove, que faz seu pescoço se mexer como o de uma pomba (pior que é); É um órgão Hammond sendo tocado com notas curtas, sujas e estilosas; É um baixo incansável, cheio de poder e groove. I Wanna Ride You (cd Uninvisible), por exemplo, começa somente com um órgão bem estilo gospel americano, todo estiloso numa demonstração de virtuosismo, quando de repente, o baixo entra desvirginando praticamente junto com a batera, arrebentando notas distorcidas com uma levada simples e contagiante. Um nojo.




O som é sofisticado: filhos do Jazz, não lhes faltam frases complexas, baterias originais nem sensibilidade para segurar a mão. Sons como Where's Sly (cd Last Chance to Dance Trance) demonstram a competência para lidar com melodias simples, sem banalizá-la. Altas influências de Cool Jazz nessa faixa, que inclui belos arranjos de sopros. Fino.




O som é eclético: Latin Shuffle (cd Combustication) demonstra que não é tão simples assim. Uma levada de bateria com um nível de dificuldade realmente fora do comum evidencia uma vida de estudo musical. Como diz o nome da música, é uma levada latina bem caliente com precisão e swing. Essa música é, talvez, o melhor exemplo da capacidade que a banda tem de reciclar o que existe por ai. Não faltam bandas fazendo sons latinos, no entanto, Latin Shuffle soa mais do que um gênero musical. Soa Medeski, Martin and Wood. Inspirador.

Sempre buscando a espontaneidade, muitas vezes esse trio novaiorquino abre as portas para participações de djs, metais, guitarristas, como por exemplo John Scofield, guitarrista bem conceituado do mundo do Jazz.
Essa parceria que rendeu dois ótimos trabalhos: A Go Go (trabalho com nome do Scofield) e Out Louder, nomeado de Medeski, Scofield, Martin and Wood. Vale dizer que essas parcerias são especiais. Scofield toca com MMW como se tivesse tocado com eles a vida inteira.

Como vocês puderam perceber, essa resenha não trata de um único cd, mas de todo o trabalho de Medeski, Martin and Wood. Pensei em evidenciar pelo menos uma música boa de cada álbum, mas como meu objetivo é expor coisas diferentes para os leitores desse blog, deixo pra vocês descobrirem a discografia dessa banda que é um tesão.

Aproveitem essa dose. Vale a pena.

Notes from the Underground (01/01/1992)
It's a Jungle in Here (18/10/1003)
Friday Afternoon in the Universe (24/01/1995)
Shack-man(15/10/1996)
Farmer's Reserve (11/02/1997)
Bubblehouse (08/04/1997)
Combustication (11/08/1998)
Combustication Remix EP (20/04/1999)
Last Chance to Dance Trance (Perhaps) (12/10/1999)
Tonic (25/04/2000)
The Dropper (02/10/2000)
Electric Tonic (31/10/2001)
Uninvisible (09/04/2002)
End of the World Party (Just in Case) (07/09/2004)
Note Bleu: Best of the Blue Note Years 1998-2005 (04/04/2006)
Out Louder (como Medeski Scofield Martin ' Wood) (26/09/2006)

1 Comentários:

Blogger leideia disse...

Música sempre tem a melhor hora pra ouvir, curtir. Principalmente pra quem ouve bastante e sempre.
Curto muito o som MMW. Tem soul, delícia de pegada. E, tá coberto de razão quanto ao pescoço, no momento preciso de um anti-inflamatório...ái minha tendinite...

25 de outubro de 2007 às 13:47  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial